Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

QUEM DOMINA O LIXO, SOMOS NÓS!

Thais Zanardi Berangir Lima
Turismo
UNIP Jundiaí


Moro na cidade de Itatiba, onde vivem aproximadamente cem mil habitantes, parte deles são educados e têm consciência, outros, que são maioria, não sabem o risco que correm, jogando lixo nas ruas, queimando as árvores, poluindo ar e não reciclando. 

O lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade, é qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, que é eliminado.Sabemos que não tem lógica acumularmos o lixo em nossa casa, mas temos que saber a importância de um processo denominado reciclagem. 

Neste processo, o lixo orgânico e inorgânico são reaproveitados contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente, no qual os maiores beneficiados somos nós habitantes. 

Aqui no município de Itatiba, a prefeitura leva a causa do lixo com muita importância. Separam um dia por semana para coleta dos recicláveis em cada bairro e com isso criaram um projeto com o nome de Mãos que ajudam, no qual as crianças e líderes do ensino fundamental de cada unidade escolar aprendem como confeccionar objetos recicláveis, aproveitando materiais que seriam jogados no lixo, reutilizando-os. 

No meu bairro, a prefeitura estipulou três dias por semana para que o lixo através da Empresa Litucera, fossem coletados. 

Existem resíduos que não podem ser coletados por serem considerados perigosos e causadores de doenças, é o caso do lixo hospitalar e do lixo nuclear.  

A Litucera, encarregada de pegar os lixos das casas, levam ao Aterro Sanitário, lugar de destino final do lixo urbano. 

Existe uma preocupação com este aterro sanitário, pois a decomposição dos lixos a céu aberto coloca em risco o ambiente e a saúde da população que trabalha ou vive nesta área. 

Eu estava pensando quanto lixo cada um de nós produzimos diariamente: A maioria das pessoas não param para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos e algumas, na verdade, não se importam com problema relacionados ao lixo. 

O lixo de um bairro, cidade ou nação, está intimamente ligado a qualidade de vida da população, enfim, existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais: -Aterro Sanitário, Incineração, Reciclagem e compostagem. 

Nenhuma dessas formas podem fazer milagres, capazes de solucionarem todos os problemas que envolve o lixo, elas ajudam, mas as melhores pessoas para que o problema seja solucionado ou evitado somos nós, seres pensantes que com nossas atitudes nobres e ações éticas podemos mudar e influenciar pessoas que não sabem a importância que o meio ambiente tem em nossa vida. 

Não devemos deixar a responsabilidade apenas para prefeitura, para Governo, pois a má coleta e descarte do lixo podem trazer malefícios para todos indistintamente. 

A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam política pública como tratamento do lixo é fundamental, mas além disso, cada um de nós devemos estar dispostos a contribuir através de atitudes diárias, como não jogar lixo, nas praças, praias nas áreas públicas. Não pichar monumentos, lugares da cidade: comércios, casas, igrejas...colocar o lixo nos locais indicados pela prefeitura ... 

Essas são algumas ações que podem fazer grande diferença para nossa vida e para Meio Ambiente...Pense nisso, você estará ajudando a si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário