Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Reciclagem – Bitucas de cigarro

Fernando Marcel Paes
Ciências Biológicas
UNIP Jundiaí


Para mim foi uma honra e uma satisfação muito grande ter presenciado o início deste trabalho que trata da reciclagem de bitucas de cigarro, com a finalidade de reaproveitá-las em projetos de hidrossemeadura. No processo de reciclagem, o restante do tabaco, o filtro e o papel são separados por um processo mecânico e todo o resíduo é colocado em um biodigestor. Depois de 90 horas, bactérias específicas quebram as toxinas e as retiram dos resíduos, que passam por uma separação. Os filtros irão compor uma manta de sustentação que ajudará em processos de hidrossemeadura (processo que reveste encostas sem vegetação) em locais degradados, enquanto o papel e restos de tabaco serão usados como fertilizantes, que posteriormente podem ser aplicados na mesma área que a manta está sendo usada. Atualmente, projetos para coleta e reciclagem de bitucas de cigarro estão crescendo, e, somente no primeiro semestre de 2012, já foram coletadas mais de 400.000 bitucas de cigarro em cerca de 65.000 microlixeiras espalhadas pelas cidades de Votorantim, Barueri e Sorocaba a serviço da empresa Poiato Recicla com sede na cidade de Votorantim/SP.

Desta forma, programas de coleta de bitucas de cigarro estão se espalhando pelo país. A Poiato Recicla, primeira estação de coleta e triagem de bitucas de cigarros do Brasil, instalou sua primeira coletora no dia 28 de dezembro de 2010 na cidade de Votorantim /SP, com o apoio da prefeitura. E apesar do pouco tempo em funcionamento, a empresa coleta bons frutos de sua prestação de serviços.

A ideia pioneira teve como resultado no primeiro semestre um volume coletado de aproximadamente 680.000 bitucas de cigarros – o que corresponde a 34.000 maços de cigarros. Já no primeiro semestre de 2012, o número é crescente e atingimos a marca de 425.000 bitucas de cigarro (21.250 maços de cigarro). Ultrapassando assim a marca de 1.080.000 bitucas coletadas (54.000 maços de cigarro).

Para dar visibilidade à marca, Marcos Poiato, idealizador da empresa participou de mais de 60 eventos entre elas a ECOFAIR em Sorocaba e Rio + 20 na cidade do Rio de Janeiro, colocando assim a Poiato Recicla como referencia em Gestão dos resíduos de cigarro no país. Até o momento foram distribuídas aproximadamente 65.000 micro lixeiras para descarte de bitucas de cigarro.

O diretor explica que as bitucas passam por uma triagem e têm um certificado atestado por um profissional especializado. Após essa etapa, o material segue para uma empresa em outra cidade que descarta de forma ambientalmente correta esse insumo. Então, ele é misturado - nas devidas proporções em adubos que serão utilizados exclusivamente em paisagismo ou em recuperações de áreas degradas.

Estes projetos de coleta e reciclagem de bitucas são realizados em cidades menores, porém, tem potencial para serem implementados em grandes metrópoles.

É um modelo de negócio sustentável cujo objetivo é gerar uma solução simples para um problema comum em muitas cidades do mundo.

Atualmente só em São Paulo cerca de 15 mil toneladas de lixo são produzidos diariamente, das quais aproximadamente 13 toneladas são bitucas de cigarro (Datafolha, 2012). As pessoas podem reutilizar quase tudo que está ao seu redor, basta ter um pouco de curiosidade e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário